ML95

Dados genéricos

  • Entrada em serviço: 1997 a 1999
  • Unidade de tração: MRM ou MM (Motora+Reboque+Motora ou Motora+Motora)
  • Número máximo de carruagens: 6
  • Número total de carruagens: 114 (M-301 a M-414)
  • Número total de carruagens disponíveis: 114
  • Fabricante: Sorefame / Bombardier

Dimensões principais | Motora

  • Comprimento: 16240 mm
  • Largura: 2789 mm
  • Altura: 3523 mm
  • Bitola: 1435 mm

Dimensões principais | Reboque

  • Comprimento: 16090 mm
  • Largura: 2789 mm
  • Altura: 3523 mm
  • Bitola: 1435 mm

Capacidade | Motora

  • Passageiros sentados: 40
  • Passageiros em pé: 122 (6 passageiros/m2)
  • Total: 162

Capacidade | Reboque

  • Passageiros sentados: 48
  • Passageiros em pé: 130 (6 passageiros/m2)
  • Total: 178

Peso | Motora

  • Em tara: 29 t
  • Carga normal máxima: 40,3 t (6 passageiros/m2)

Peso | Reboque

  • Em tara: 19,2 t
  • Carga normal máxima: 31,6 t (6 passageiros/m2)

Performances | MRM

  • Aceleração inicial (máxima): 1,0 m/s2
  • Desaceleração média de serviço: 1,0 m/s2
  • Desaceleração de emergência: 1,4 m/s2
  • Velocidade máxima de serviço: 72 km/h

Performances | MM

  • Aceleração inicial (máxima): 1,3 m/s2
  • Desaceleração média de serviço: 1,2 m/s2
  • Desaceleração de emergência: 1,4 m/s2
  • Velocidade máxima de serviço: 72 km/h

Caraterísticas elétricas

  • Tensão de alimentação: 750 Vcc
  • Potência instalada unihorária (Motora): 4×175 kW

Caixa

  • Tipo autoportante em aço inoxidável com cabeçotes em aço de alta resistência
  • Portas: tipo ladeante, de comando eletrónico

Bogie | Motora

  • Tipo bimotor
  • Suspensão primária: borracha tipo MEGGI
  • Suspensão secundária: bolsas pneumáticas
  • Relação de transmissão: 1:7,45

Bogie | Reboque

  • Idêntico sem motorização

Sistema de tração

  • Ondulador de tensão com GTO(s)
  • Motores assíncronos trifásicos com dupla gaiola de esquilo

Freios

  • Normal de serviço: eletrodinâmico (por recuperação ou reostático)
  • Freio de paragem / substituição: eletropneumático de discos
  • Travagem de emergência: freio eletropneumático + eletromagnético
  • Freio de estacionamento: tipo mola, incorporada num cilindro do freio de disco em cada bogie

Fonte: Metropolitano de Lisboa (versão antiga) | Train Logistic